BLOG - A VIDA MAIS EJECT

Snowboard: conheça mais sobre o esporte do inverno


O inverno é a estação preferida de muita gente, mas também tem aqueles que não suportam sentir nem um pouquinho de frio, imagina então praticar um esporte na neve! O snowboard é praticado em vários países em neve natural ou em pistas de neve artificiais.

O esporte surgiu em 1966, de uma maneira bem divertida. Sherman Poppen observou que sua filha tentava ficar em pé em cima de um trenó enquanto descia pela encosta de uma colina, a partir daí resolveu criar o snufer: prendeu dois esquis, amarrou uma tira de couro e pregou um pedaço de madeira para o apoio dos pés. Logo, o novo modelo de prancha fez sucesso e vieram as modificações, chegando ao modelo de hoje.

O snowboard passou a ser cada vez mais procurado pelos jovens, que consideravam o esporte parecido com o skate e o surf, porém ainda mais radical. O crescimento no número de usuários pelo mundo foi notável e atualmente todo centro de esqui oferece os equipamentos e roupas necessárias para a prática do snowboard.

Existem três modalidades do esporte nas competições: Cross, Half Pipe e Big Air. Na modalidade Big Air são atribuídas notas às manobras que são feitas no ar; o atleta salta de uma rampa, pegando velocidade na descida e ao saltar realiza as manobras. Já na modalidade Half Pipe o objetivo é desenvolver manobras em um tempo determinado e as notas são dadas de acordo com o grau de dificuldade das mesmas. A modalidade Cross é uma prova de velocidade e o objetivo é chegar em primeiro lugar.

.

No Brasil, o esporte vem atraindo cada vez mais praticantes, principalmente os atletas de surf, skate e wakeboard, que costumam viajar ao exterior para praticar. Todo ano é realizado o Campeonato Brasileiro de Snowboard e o primeiro foi no Chile, no Valle Nevado, em 1995. Os brasileiros lideram o ranking sul-americano de snowboard, tanto na categoria masculina, quanto na feminina.

E você, toparia encarar esse esporte radical no frio?

.