BLOG - A VIDA MAIS EJECT

Curiosidade sobre o Motocross: um agradecimento especial aos ingleses


Aos que amam adrenalina, podem começar levantando as mãos para o céu e ir agradecendo a Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach que tiveram a brilhante ideia, em 1885, de adaptar um motor a gasolina em uma bicicleta de madeira. O objetivo era testar o novo propulsor, mais leve e rápido, já que até então as motocicletas eram equipadas com um motor a vapor.

A obra de Gottlieb e Wilhelm contava com além de um motor totalmente inovador adaptado ao centro do veículo; rodas do mesmo tamanho com aros de madeiras e ferro; uma roda lateral de mola em cada lado para ter mais estabilidade e um design pesado, áspero e desconfortável.

Os ingleses que eram apaixonados pelo motociclo (nome dado as motos antigamente) organizaram a primeira corrida, que foi batizada de Motorcycle Scrambles, em 29 de novembro de 1897. Era o nascimento do motociclismo de competição.

Hoje o Motorcycle é também conhecido como Motocross, MX ou Moto X, esporte de competição radical e de pura adrenalina, onde se deve pilotar em uma trilha com vários obstáculos ao longo do caminho.

As provas de motocross são feitas em circuitos fechados, em lugares com muitos obstáculos naturais, para dificultar o trajeto e também tornar a prova mais radical possível. As pistas largas chegam a ter 1500 a 2000 metros para serem percorridos, divididos por baterias de 30 minutos, mais ou menos, cada um.

Além da modalidade tradicional do Motocross, surgiram também outras como:

Supercross: é uma modalidade muito dinâmica e também rápida, pois como são pistas menores e obstáculos criados, fazem com que os participantes possam fazer uma grande quantidade de saltos.

Enduro: como o próprio nome já diz, é uma competição de resistência em terrenos acidentados, e com isso requer muito mais tempo para completar o circuito todo, com a pista chegando até em quatro mil metros de prova. Ganha quem chegar em primeiro lugar.

Cross-country: é o circuito em que os participantes mais sofrem com os diversos tipos de obstáculos naturais como: rios, pedras, poeira, barro e o que mais o terreno vier a oferecer… é uma prova realmente de resistência. O normal dessa modalidade é que o percurso tenha mais ou menos vinte quilômetros e é sempre feito em trilhas.

http://motoclube.com/artigos/historia-moto

https://www.mxparts.com.br/blog/de-onde-veio-o-motocross/

http://www.mamutesdapedra.org/historia_do_motociclismo.htm

http://www.viagemdemoto.com.br/historia_da_moto.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/motocross/motocross.php

https://sites.google.com/site/esgravatar/historia-do-motocross