BLOG - A VIDA MAIS EJECT

Conheça o grafite, a arte das ruas


O Grafite é uma manifestação artística em espaços públicos, que busca expressar a opressão vivida pela humanidade, refletindo principalmente a realidade das ruas. Essa arte teve origem na época do Império Romano, mas sua popularização ocorreu na década de 70, quando alguns jovens de Nova Iorque começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, evoluindo tanto em técnicas quanto nos desenhos. O grafite está muito ligado ao movimento do hip hop, que acredita na arte como forma de liberdade e reflexão sobre a sociedade.

Essa arte chegou ao Brasil na década de 1970, principalmente em São Paulo. Os brasileiros se sentiam insatisfeitos com o tipo de traçado e tom que os americanos seguiam, e a partir disso decidiram criar sua própria linha, o que fez com que o estilo de grafite do país fosse reconhecido como um dos melhores do mundo. Os grafiteiros mais famosos do Brasil são Os Gêmeos, o Eduardo Kobra e o Ramon Martins.

1

O grafite ainda é uma prática polêmica e que recebe muitas críticas, por ser confundida com a pichação. Na verdade, a pichação é o ato de escrever em muros, edifícios e monumentos sem autorização e ainda gerando uma grande poluição visual na cidade. Já o grafite, é uma pintura de rua que envolve técnica, além de transmitir pensamentos, opiniões e informações por meio de seus desenhos.

Os materiais básicos necessários para criar as artes do grafite são o látex e as latas de spray de diferentes cores. Entre suas modalidades estão o grafite 3D, que dá ideia de profundidade; o wildstyle, que tem formato de letras distorcidas em formas de setas; o bomber, que é representado em letras gordas que parecem vivas; e a livre figuração, modalidade que inclui caricaturas, personagens, história em quadrinhos e elementos abstratos.